sábado, 16 de janeiro de 2010

Qual a melhor religião?

Sempre que me perguntam qual a minha religião, minha primeira resposta é dizer que sou agnóstica, mesmo isso não sendo exatamente uma realidade, não é, de forma alguma uma mentira.

Estudo História das Religiões e acredito que o sentimento religioso é algo fundamental na vida humana. Por isso, respeito todas e gosto de todas.

Achei esse texto do Leonardo Boff interessantíssimo, então partilho-o com meus visitantes.

Abraços a todos.


"Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:
'No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- Santidade, qual é a melhor religião? (Your holiness, what`s the best religion?)
Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:

- A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:

- O que me faz melhor?
Respondeu ele:

-Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião.

O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Lembremos:
"O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos".
A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física. Ela está também nas relações humanas. Se eu ajo com o bem, receberei o bem. Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram é a mais pura verdade:
"terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros".

Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É questão de escolha.

4 comentários:

  1. Muito boa essa materia. Isso nos ajuda a refletir: Quais são as coisas que nos aproxima de Deus??? Frequentar a igreja todo o dia, pagar o dizimo e não comer carne na quaresma ou agir com mais ética, sensibilidade e humanitarismo ???

    ResponderExcluir
  2. ha ta, quero ver seguir a Deus e o diabo ao mesmo tempo... voce pode ser bom malzinho e mal bonzinho? a melhor religião e a que preserva o nosso interior e exterior não deixando o mal entrar nem sair ele tem que ficar até completar seu ciclo. voces cobiçam o dinheiro e o petroleo. o ferro serve para manter a terra no eixo do universo e o petroleo para fazer as terrar instavéis. voces comem na mão do capeta, como falam todos os dias "¨6¨6¨6" ____VEJAM____ no seu codigo de barras e querem falar que a paz está dentro de você ou em uma religião? e se não está está aonde? ... natureza plantada e colhida sem o petroleo...sem o ferro... sem o fogo... "vocês mataram e escravisaram os indios com essa tecnologia errada..."

    Deus = SOL,TERRA, AR, ÁGUA E ÁGUA E ÁGUA (onipotente, oniciente e onipresente)
    Jesus
    Budha
    Ghandy
    Profeta Gentileza
    Masaru Emoto


    - A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor.

    se não tiver barulhos de altofalante e maquinas para incomodar minha água "corpo humano 70%", "Terra trocentos porcentos" ...

    quem sabe...

    quer saber mais saia da matlix

    crashoveryder@ibest.com

    ninurta está voltando... pois envocaram seus inimigos para a destruição

    e o brasil é o pais do futebol...

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, gostaria de ressaltar que sou bastante democrática. Ou pelo menos o suficiente para aceitar os comentários feitos em meu blog, mesmo que os ache estranhos ou não concorde com eles.

    Na verdade, não entendi a indignação e a irritação do caríssimo leitor Carlos, que misturou uma quantidade enorme de conceitos e ideias em um mesmo caldeirão e despejou aqui.

    Enfim, eu acredito que ser uma pessoa melhor, em todos os sentidos, é a finalidade última da existência aqui na Terra.

    Posso estar enganada, claro que sim e admito isso sem vergonha.

    Mas, afinal, para quê estudar, trabalhar tanto e viver uma vida que as vezes é exasperante, se não for para tentar aprender algo e melhorar?

    Por isso, publiquei esse diálogo do Dalai Lama.

    Como o texto mesmo diz: "O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo..."

    Realmente gostaria de saber o motivo de tanta indignação.

    E realmente estou curiosa para saber o que é a "matlix" ("quer saber mais saia da matlix").

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir